Secretaria da Cultura de SP lança plataforma de streaming para ampliar acesso à arte

  • Por Jovem Pan
  • 20/04/2020 11h48
Divulgação/Governo de SP pinacoteca De acordo com Sérgio Sá Leitão, a plataforma já estava em desenvolvimento e tinha lançamento previsto para o 2º semestre

A Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo vai lançar, na noite desta segunda-feira (20), uma plataforma de streaming com o objetivo de ampliar o acesso à arte e cultura não só em seus 645 municípios, mas em todo o Brasil.

O site www.culturaemcasa.com.br será aberto, de forma gratuita, às 20 horas com aproximadamente 200 conteúdos divididos entre apresentações de dança, música, teatro, concerto, circo, museus, etc. Ao longo dos dias, a plataforma será alimentada com ainda mais material visando a democratização do acesso à arte.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, o secretário estadual de Cultura, Sérgio Sá Leitão, disse que o projeto tem a intenção de dar continuidade, online, do que já é feito presencialmente por meio dos equipamentos culturais. “No ano passado alcançamos mais de 9 milhões de pessoas. Agora, com a plataforma #CulturaemCasa, esse número deve ficar ainda maior.”

Sá Leitão falou também sobre cerca de 60 lives que serão feitas por artistas — o que vai estimular a criação de conteúdos da cena independente, que também devem ser licenciados. Além de ao vivo, o conteúdo poderá ser acessado por demanda em outro horário. Também serão disponibilizadas palestras, aulas e cursos na plataforma.

De acordo com o secretario, a plataforma já estava em desenvolvimento e tinha lançamento previsto para o 2º semestre. “Tudo já estava em andamento, mas com a pandemia aceleramos o processo para que as pessoas que estão em quarentena possam acessar, na intenção de enfrentar o coronavírus de uma forma menos sofrida e dolorosa.”

O #CulturaemCasa vai continuar disponível após a pandemia e, em breve, deve ser lançado um aplicativo para televisão, tablet e smartphones.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.