Sindicato dos Advogados de SP entra com representação no CNJ contra Moro

  • Por Jovem Pan com Agência Estado
  • 23/03/2016 17h10
Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil Sérgio Moro

 O Sindicato dos Advogados do Estado de São Paulo protocolou nesta quarta-feira, 23, uma representação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o juiz federal Sérgio Moro. A iniciativa da entidade ocorre no mesmo momento em que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, determinou a Moro que envie à Corte investigações envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, incluindo os áudios interceptados pela força-tarefa da Lava Jato.

“Estamos pedindo ao Conselho que apure responsabilidades, a nosso ver uma infração disciplinar cometida pelo juiz Sérgio Moro”, disse o presidente do Sindicato dos Advogados, Aldimar de Assis. Para ele, o magistrado cometeu “ato ilegal” ao divulgar conversas grampeadas não apenas entre Lula e a presidente Dilma Rousseff, mas também envolvendo advogados.

“Ao levantar o sigilo das interceptações telefônicas, o juiz tornou públicos até mesmo diálogos de advogados com seus clientes e invadiu a vida privada das pessoas. Há fatos ali que nada têm a ver com o processo. Não podemos aceitar isso”, argumentou Assis.

No mais duro discurso contra o processo de impeachment, Dilma afirmou, na terça-feira, que magistrados não podem se transformar em “militantes partidários”. Mesmo sem citar o nome de Moro, a presidente não deixou dúvidas sobre a quem se dirigia “A democracia é afrontada e ameaçada quando um encarregado de executar a Justiça opta por descumprir as leis e a Constituição”, afirmou ela, no Palácio do Planalto, durante encontro com juristas. “Um executor da Justiça não pode assumir como meta condenar adversários, ao invés de fazer justiça”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.