STF pede informações a Moro sobre o caso de Lula

  • Por Estadão Conteúdo
  • 08/07/2016 11h34
Reprodução / Instituto Lula Lula em entrevista à Al Jazeera

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, requisitou ao juiz Sérgio Moro, da 13.ª Vara Federal de Curitiba, informações sobre as investigações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato. O parecer do magistrado deve ser analisado antes de o ministro decidir sobre um pedido do petista para suspender as investigações contra ele que estão na primeira instância.

Moro tem 48 horas, a partir da notificação, para enviar informações ao Supremo sobre os casos que envolvem o ex-presidente petista. A defesa de Lula afirma que o juiz federal usurpou a competência da Corte ao manter escutas do petista com a presidente afastada Dilma Rousseff e pede que a Corte reconheça a suspensão dos processos contra ele. 

O pedido da defesa do petista foi remetido ao presidente do Supremo Tribunal Federal por causa do recesso do Judiciário. Apenas o ministro Ricardo Lewandowski responde pela Corte no período. 

O ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo, enviou as investigações contra Lula para o juiz paranaense no mês passado. Os procedimentos são sobre se ele é ou não o real proprietário de um sítio em Atibaia, no interior paulista, e de um tríplex no Guarujá, no litoral paulista. Lula nega ser o dono dos imóveis.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.