Telemarketing de operadoras começa a ser proibido a partir desta terça

  • Por Jovem Pan
  • 15/07/2019 18h34
  • BlueSky
DIVULGAÇÃO Clientes que não quiserem receber as chamadas deverão incluir seus números na lista do site Não Perturbe

As operadoras de serviços em telecomunicações passarão a ser proibidas de ligar para clientes através das centrais de telemarketing a partir desta terça (16), com a criação da lista Não Perturbe. A medida, criada pela Anatel, impede a venda de serviços, como pacotes de telefonia, acesso à internet e TV paga.

As pessoas que não desejarem receber esse tipo de chamada podem incluir seu nome no site criado para a iniciativa. A lista será única e atingirá as principais empresas do setor: Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. Essas empresas também deverão, nesse prazo, criar e divulgar amplamente um canal por meio do qual o consumidor possa manifestar o seu desejo de não receber ligações.

Segundo a Anatel, se uma pessoa solicitar a sua inclusão e continuar recebendo ligações de oferta de bens e serviços de telecomunicações, ele pode ligar para o número 1331 e fazer uma reclamação. As sanções podem variar de advertência a multa de até R$ 50 milhões.

Outra decisão da Anatel é que essas empresas não poderão mais efetuar ligações telefônicas com o objetivo de oferecer seus pacotes ou serviços de telecomunicações para os consumidores que registrarem o número na lista nacional a ser criada.

As companhias vão ter de abrir canais para que seus clientes possam solicitar a inclusão no grupo, que passará a não poder mais receber ligações com ofertas de serviços de telecomunicações. Assim, na prática, as empresas ficam impedidas se oferecer seus produtos e serviços utilizando o telemarketing.

A agência determinou ainda que as áreas técnicas estudem medidas para combater os incômodos gerados por ligações mudas e realizadas por robôs, mesmo as que tenham por objetivo vender serviços de empresas de setores não regulados pela Anatel. Segundo a Anatel, estudos de mercado estimam que pelo menos um terço das ligações indesejadas no Brasil são realizadas com o objetivo de vender serviços de telecomunicações.

Além dessa iniciativa, a Anatel deve discutir novas ações relacionadas à prática do telemarketing. De acordo com o comunicado do órgão, o Conselho Diretor da autoridade solicitou que a área técnica elabore propostas para limitar os abusos nessas chamadas, mesmo que de outros serviços fora da área de telecomunicações.

Com Agência Brasil

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.