Tornados e tempestades em SC deixam 830 desabrigados

Os temporais com granizo e rajadas de vento atingiram 26 cidades nas regiões norte e oeste; 16 pessoas ficaram feridas, segundo Defesa Civil

  • Por Jovem Pan
  • 16/08/2020 17h19 - Atualizado em 16/08/2020 17h20
Flávio Júnior/ Defesa CivilVentos destelharam casas e danificaram dezenas de estruturas

Os tornados e as tempestades que atingiram o Meio Oeste de Santa Catarina deixaram ao menos 830 pessoas desabrigadas, 197 desalojadas e 16 feridas, segundo informações do governo estadual. Os temporais com granizo e rajadas de vento começaram na sexta-feira,14, e atingiram a região até a madrugada deste domingo, 16. Os estragos atingiram 26 municípios.

Em Vargem Bonita, 42 famílias tiveram de ser abrigadas em um ginásio de esportes. As micro explosões e a chuva intensa de granizo causou danos a 80% dos telhados residenciais na cidade. O laboratório de Clima da Defesa Civil de Santa Catarina identificou ainda dois tornados, um que passou pelos de Água Doce, Ibicaré e Tangará, e outro que atingiu Irineópolis.

Em Tangará, município com aproximadamente 9 mil habitantes, a prefeitura estima que 80% das empresas foram afetadas pelo tornado. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram caminhões tombados com a força do vento. A Defesa Civil do estado registrou dois tornados nas regiões norte e oeste na tarde de sexta-feira, 14. Os dois fenômenos meteorológicos foram registrados nesta sexta-feira, nas cidades de Água Doce e Irineópolis, com 100 quilômetros de distância uma da outra.

*Com Agência Brasil