Venezuela reabre fronteira com o Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 10/05/2019 14h13 - Atualizado em 10/05/2019 15h17
Reprodução/JP Reprodução Fonteira estava fechada desde 21 de fevereiro por determinação de Nicolás Maduro

O Governo da Venezuela anunciou nesta sexta-feira, 10, a reabertura da fronteira com o Brasil. A fronteira estava fechada desde 21 de fevereiro por determinação do ditador Nicolás Maduro. A decisão foi uma tentativa de impedir que ajuda humanitária brasileira entrasse no país.

A crise na Venezuela se agravou desde então. No dia 30 de abril, o autodeclarado presidente interino do país e chefe da Assembleia Constituinte, Juan Guaidó, convocou manifestações contra o regime. O episódio, que gerou confronto nos dias que se seguiram, foi visto como uma tentativa de golpe e deixou cerca de 120 feridos e cinco mortos.

O prefeito de Pacaraima, cidade fronteiriça de Roraima, Juliano Torquato dos Santos (PRB), disse que 14 mil venezuelanos cruzaram a fronteira no mês de abril.

“Para o município, não temos tido nenhuma ajuda. “Não temos estrutura para atender”, afirmou. Ele anunciou que vai pedir R$ 3 milhões de reais a mais no repasse mensal do Governo Federal ao município para atender às necessidades dos imigrantes.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.