Youssef diz que movimentava caixa 2 de empreiteiras

  • Por Estadão Conteúdo
  • 05/05/2016 10h34
Valter Campanato/Agência Brasil Valter Campanato/Agência Brasil Alberto Youssef

Figura emblemática da Operação Lava Jato, o doleiro Alberto Youssef foi ouvido, mais uma vez, pelo juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal, em Curitiba, na última quarta-feira (4), em ação penal que investiga o uso de laranjas para manutenção de contas secretas na Suíça e em Hong Kong para sua lavanderia de dinheiro usada por empresas do cartel que fatiava obras na Petrobrás.

O doleiro citou movimentação de valores de caixa 2 das empreiteiras OAS e UTC.

“O primeiro propósito (das contas no exterior) era a questão de investimentos. Depois, num segundo propósito, quando nosso grupo entrou em declínio por conta do mercado, aí passei a utilizar essas contas para fazer alguns negócios”, afirmou Youssef, delator e já condenado em outros processos da Operação Lava Jato.

“Negócios esses de intermediação de pagamentos?”, questionou Moro. “Sim”, respondeu o doleiro. “Intermediação de propinas, o senhor está dizendo?”, insistiu o juiz.

“Na verdade, como eu tinha a questão do caixa 2 da OAS e do caixa 2 da UTC, eu acabei utilizando dessa empresa para receber alguns valores e cambiá-los em reais e fazer alguns pagamentos aqui. E também alguns outros no exterior”, cravou.

Entrega

O doleiro explicou, em seu depoimento, que a OAS e a UTC pagavam valores para essas empresas com contas no exterior e ele ficava responsável por dispor de dinheiro para a entrega, citando repasses de valores a agentes públicos e o papel de seus funcionários e parceiros, como João Procópio Junqueira Pacheco, também réu no mesmo processo.

De família tradicional paulista, João Procópio teria começado a atuar com o doleiro entre 2008 e 2009. Ele teria passado a cuidar de contas no exterior usada por Youssef, que apontou que as contas eram abertas em nome do parceiro, mas controladas e movimentadas por ele. Também foi ouvido Rafael Ângulo Lopez, que era uma espécie de carregador de dinheiro do doleiro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.