Casa Branca lança campanha para incentivar imigrantes a se tornarem cidadãos

  • Por Agencia EFE
  • 18/09/2015 06h58

Washington, 17 set (EFE).- O governo dos Estados Unidos lançou nesta quinta-feira uma campanha liderada pelo presidente Barack Obama para fazer com que os cerca de 8,8 milhões de imigrantes no país, que teriam condições para obter a cidadania, se tornem cidadãos americanos.

A campanha foi apresentada em um vídeo protagonizado pelo próprio Obama, no qual o presidente destaca os benefícios de ser um cidadão americano.

“Não se trata de mudar quem você, mas de acrescentar um novo capítulo à sua viagem como cidadão americano e à nossa viagem como uma nação de imigrantes”, diz Obama na gravação.

“De acordo com as estimativas mais recentes, há aproximadamente 13,3 milhões de residentes permanentes legais vivendo nos EUA, e 8,8 milhões deles podem solicitar a cidadania”, informou a Casa Branca.

“Quase uma de cada três pessoas elegíveis (para a cidadania) obtiveram seu status de residente permanente em 1990, ou antes, o que significa que fazem parte de nossas comunidades há décadas, mas ainda não possuem todos os direitos, benefícios e responsabilidades de um cidadão”, segundo o governo.

Calcula-se que dos 8,8 milhões de imigrantes regulares elegíveis para a cidadania, um terço são de origem mexicana.

A campanha tem como objetivo incentivar e facilitar o acesso à cidadania para os imigrantes elegíveis, por isso realizará uma série de medidas para informar em todo o país sobre o processo e vai ajudar os que quiserem iniciá-lo.

Também participarão da campanha alguns meios de comunicação voltados para a comunidade latina, que se encarregarão de promover e informar sobre o direito à cidadania e os passos que devem ser seguidos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.