Casos de dengue no Brasil caem 80% no primeiro bimestre de 2014

  • Por Agencia EFE
  • 18/03/2014 13h23

Brasília, 18 mar (EFE).- O número de casos de dengue registrados no Brasil chegou a 87 mil nos dois primeiros meses do ano, o que representa uma forte redução de quase 80% com relação ao primeiro bimestre de 2013, informaram nesta terça-feira fontes oficiais.

O balanço, apresentado pelo Ministério da Saúde, diz que nos dois primeiros meses deste ano só foram registrados nove mortes por causa do dengue, uma doença que entre janeiro e fevereiro do ano passado matou 192 pessoas.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse ao apresentar o relatório que a redução dos casos e da taxa de mortalidade são “muito importantes”, mas apontou que o resultado do balanço “também não é para ser celebrado”.

Chioro indicou que a maior parte dos casos de dengue no Brasil se apresentam durante os primeiros três meses do ano, o período com maior incidência de chuvas no país e que, portanto, favorece a reprodução do mosquito aedes aegypti, transmissor desse mal.

Segundo as estatísticas oficiais, cerca de 90% dos casos de dengue que são registrados anualmente no país ocorrem entre dezembro e março, em coincidência com a temporada de maiores chuvas.

Nesse sentido, o ministro assinalou que os resultados parciais refletidos no balanço apresentado hoje mostram que “estamos no caminho correto”, mas assegurou que o governo “não baixará a guarda” e continuará com seus programas de combate ao mosquito durante os próximos meses. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.