Centro de excelência em grafeno atrai interesse de investidores ao Brasil
O grafeno é uma das formas alotrópicas do carbono, assim como o diamante e o grafite, do qual ele é oriundo. É um material de elevada transparência, leve, maleável, resistente ao impacto, excelente condutor térmico e elétrico. O grafeno é o material mais leve e forte do mundo, sendo 200 vezes mais resistente que o aço, superando até mesmo o diamante. Uma folha de grafeno de um metro quadrado pesa 0,0077 gramas e é capaz de suportar até quatro quilos. Também é o material mais fino que existe, sendo um milhão de vezes menor que um fio de cabelo. O material compete com tecnologias existentes e substitui materiais com décadas de uso. Suas aplicações permitem desenvolver produtos com alta resistência mecânica, capacidade de transmissão de dados e economia de energia. Atualmente, o elemento já é um dos principais recursos da nanotecnologia, sendo utilizado na produção de telas LCD, componentes eletrônicos com altíssima capacidade de armazenamento de dados, além de baterias de recarga instantânea, entre outros.
O reitor da Universidade de Caxias do Sul, Edvaldo Antônio Kuaiv, falou sobre a expansão da produção do grafeno na cidade, oque atrai a atenção dos investidores. “Iniciamos com 500 quilos ao ano e agora com projeto de expansão para 10 toneladas. Tudo indica que vamos ter que ampliar ainda mais porque tem várias empresas desenvolvendo produtos [com o grafeno]”, explicou. Entre as produções usando o material é possível citar coletes, capacetes militares, peças para automóveis, tintas, plástico e uma série de produtos. O coordenador do UCS Graphene, Diego Piazza, falou sobre a potência da matéria e sobre o salto tecnológico que coloca o Brasil no cenário mundial na produção de grafeno e desenvolvimento. “O grafeno tem como característica emprestar as suas propriedades para os materiais. Quando ele empresta as suas propriedades faz que a gente dê um salto tecnológico incrível”, afirmou. O presidente Jair Bolsonaro visita a Universidade de Caxias do Sul nesta sexta-feira, 9, para inauguração da planta de produção do grafeno. O evento marca a primeira feira brasileira do material, que ocorre de 9 a 16 de julho.
[jp-related-posts ids=”1122893,1121016,1120800″]
*Com informações do repórter Maicon Rech
Assuntos
continue lendo
Notícias
Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF
É casada há quase 20 anos com o ex-atleta de vôlei de praia e campeão olímpico Emanuel Rego e tem um filho
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 2 semanas
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 2 semanas
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 2 semanas
- Dentista do SUS e militante de esquerda: Quem é Samara Martins (UP), candidata à Presidência Lucas Peçanha · há 2 semanas