Chanceler uruguaio diz que Unasul recuperou a confiança entre venezuelanos

  • Por Agencia EFE
  • 01/04/2014 12h44

Montevidéu, 1 abr (EFE).- Os chanceleres da União de Nações Sul-americanas (Unasul) conseguiram gerar uma “confiança mútua” entre o governo e a oposição da Venezuela para pôr fim aos violentos protestos registrados no país, afirmou nesta terça-feira o ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Luis Almagro.

Em declarações publicadas no site da presidência uruguaia, Almagro qualificou como “muito positivos” os contatos realizados em Caracas pela Comissão de Chanceleres da Unasul, da qual fazia parte.

“A comissão teve um trabalho muito árduo, se reuniu com “pelo menos” com 20 instituições, com mais de 100 pessoas, e “alcançou acertos que eram fundamentais para gerar confiança mútua e superar os acontecimentos prévios”, destacou Almagro.

Além disso, o chanceler uruguaio ressaltou que todas as partes “condenaram” a violência e assinalaram a necessidade do “mais pleno respeito” dos direitos humanos e “do diálogo” para superar os confrontos violentos registrados em todo país.

Após destacar que as reuniões estabeleceram as bases para o diálogo, Almagro disse que a Unasul decidiu “acompanhar” as negociações através de uma comissão menor de chanceleres.

A Unasul “seguirá trabalhando” junto à Venezuela nesse processo de diálogo, acrescentou o chanceler uruguaio.

Em um mês e meio de protestos populares contra o governo do presidente Nicolás Maduro, 39 pessoas morreram e dezenas foram detidas e feridas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.