Chegam as primeiras denúncias de violações de cessar-fogo na Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 06/09/2014 06h05

Moscou, 6 set (EFE).- Tanto os separatistas pró-Rússia como a imprensa ucraniana favorável às forças de Kiev denunciaram neste sábado as primeiras violações do cessar-fogo bilateral declarado ontem pelos dois lados em conflito no leste da Ucrânia.

O chamado Estado-Maior da autoproclamada República Popular de Donetsk, citado pela agência russa “RIA Novosti”, denunciou pelo menos três incidentes ocorridos ontem à noite, horas depois da entrada em vigor do cessar-fogo, e que teriam ferido oito milicianos.

“As unidades das milícias foram atacadas com morteiro em Gorlovka e Makeyevka (na região de Donetsk) por volta das 20h15 (hora local)”, mais de duas horas depois da entrada em vigor da trégua estipulada durante as consultas do Grupo de Contato para a crise ucraniana, realizadas em Minsk.

Os separatistas denunciaram “um ataque (de artilharia) contra a cidade de Yasinovataya” efetuado às 21h15, horário de Kiev.

Já o coordenador do site “Resistência Informativa”, Dmitri Timchuk, muito próximo das forças de Kiev, escreveu em seu Facebook que “já depois das 18h, o inimigo empreendeu várias tentativas de atacar posições das tropas ucranianas no aeroporto de Donetsk” com lança-granadas e lança-chamas.

Os rebeldes admitiram novos enfrentamentos entre os dois lados na zona do aeroporto, mas garantiram que foram as forças ucranianas “que dispararam contra as posições das milícias a partir de blindados e com lança-granadas por volta das 22h30”.

“Como resultado, oito milicianos ficaram feridos. Durante a evacuação dos feridos, os combatentes do exercito da República Popular de Donetsk foram submetidos a fogo de franco-atiradores”, afirmou o Estado-Maior dos separatistas.

A trégua atingida ontem em Minsk não é a primeira desde a explosão da sublevação armada contra Kiev em abril, mas a primeira a ser estipulada pelos dois lados com supervisão da comunidade internacional.

O protocolo para o cessar-fogo, considerado como primeiro passo para um plano de paz por períodos, prevê o controle internacional da cessação de hostilidades, monitorado pela OSCE, e a troca de prisioneiros, que poderia começar hoje mesmo.

Também está prevista para hoje a abertura do primeiro corredor humanitário para permitir a entrada de um comboio na zona do conflito com ajuda russa, integrado por pelo menos dez caminhões. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.