Chuvas levam São Paulo a decretar estado de atenção

  • Por Agencia Brasil
  • 12/12/2016 12h10
SP - CLIMA/SP - GERAL - Pedestres enfrentam manhã de segunda- feira chuvosa na região da Rua da Consolação, no centro de São Paulo. 12/12/2016 - Foto: DARIO OLIVEIRA/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO DARIO OLIVEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO Clima em SP - AE

A semana começou com chuva forte na cidade de São Paulo. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) decretou estado de atenção para alagamentos, por volta das 10h desta segunda-feira (12). Entre domingo e segunda-feira, já choveu 27,1 milímetros (mm) na capital, cerca de 14% do volume esperado para dezembro (195.5 mm).

De acordo com o meteorologista do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), Michael Pantera, até às 11h desta segunda-feira (12) o índice pluviométrico parcial foi de 15,6 mm. No domingo (11), atingiu 11,5 mm.

Apesar da boa média entre domingo e segunda, o índice pluviométrico no período de 12 dias ainda é baixo. Choveu apenas 49,2 mm. “Estamos chegando quase na metade do mês, então é pouco ainda, o esperado para dezembro é 195,3 mm”, disse Michael.

Mas ele destaca que provavelmente a média será atingida. “Ainda tem que chover bastante para conseguir chegar na média, mas vai chover, é difícil ter um mês de dezembro com pouca chuva”.

Segundo o meteorologista, podem acontecer ocorrências de alagamentos e deslizamentos de terra nas áreas de risco da cidade. “Devido à terra encharcada e ao acumulado que está bem elevado, pode ocorrer, depende de como essa chuva vai evoluir nas próximas horas”, observou.

Sensação de tempo abafado

Ele disse que o restante do dia deve ter períodos intercalados de sol entre nuvens, com condições de chuvas até o fim do dia, e que as temperaturas podem ainda ficar acima dos 26 graus, o que propicia a sensação de tempo abafado.

O meteorologista lembra que, em novembro, houve 23% a mais de chuvas do esperado. O índice pluviométrico médio na cidade chegou a 166,6 mm, enquanto o esperado é de 135,2 mm.

Previsão para os próximos dias

Durante a semana, o sol volta a predominar e favorece a elevação das temperaturas, “mas ainda são esperadas pancadas isoladas de chuva no fim das tardes”, destacou o meteorologista.

Nesta terça-feira (13), o sol aparece entre nuvens, o que eleva gradativamente as temperaturas. As mínimas ficam em torno de 18°C, e as máximas podem chegar aos 29°C. A quarta-feira (14) segue com sol e variação de nuvens na capital paulista. Os termômetros devem variar entre 17°C e e 27°C.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.