Colégios eleitorais abrem na França para eleições europeias
Paris, 25 mai (EFE).- Os colégios eleitorais abriram neste domingo na França para receber os votos no pleito para o Parlamento Europeu (PE), para os quais foram convocados cerca de 46 milhões de eleitores para preencher 74 cadeiras.
As urnas estarão disponíveis até as 18h locais na maior parte do país para coletar os votos para a Eurocâmara, embora nas grandes cidades esse horário será ampliado duas horas mais.
A campanha foi marcada pelo auge da extrema direita, a previsão que o resultado suporá um novo voto de castigo para os socialistas, após as municipais de março, e a reaparição surpresa do ex-presidente Nicolas Sarkozy, em sua reta final, através de um artigo publicado no semanário “Le Point”.
A Frente Nacional (FN) se colocou desde o princípio à frente das intenções de voto, com porcentagens que esta última semana rondavam 23%, contra 21% da conservadora UMP e 16% do Partido Socialista (PS).
A abstenção está prevista que ronde os 60%, reflexo do tradicional desinteresse dos franceses, segundo os analistas, por este tipo de pleito. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.