Com 70% dos leitos de UTI ocupados, Grande São Paulo entra em alerta
Após atingir 70% de ocupação de leitos de terapia intensiva para pacientes graves com a Covid-19, a Grande São Paulo está em alerta. O governo estadual monitora a situação e pode anunciar a reclassificação da região para a fase laranja do Plano São Paulo até a próxima sexta-feira, 22. Ao todo, mais de seis mil pessoas estão internadas em leitos de UTI no estado, mil a mais do que o observado na semana passada. A segunda semana de 2021 registrou o pior índice de novos casos desde o início da pandemia com 11.300 contaminações no período. Nos primeiros 15 dias do ano, houve aumento de 77% no número de casos, 59% nos óbitos e 28% no número de internações.
O secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse que os registros recentes já superam o pico da pandemia. “Essa foi a pior semana epidemiológica na história da pandemia no Estado de São Paulo. Algumas das regiões já tiveram os seus hospitais atingindo a marca de 100%, o que nós conseguimos redimencionar esses pacientes para outros hospitais da região. Agora, até quando conseguiremos isso? Não podemos apenas ampliar leitos, precisamos também diminuir a circulação de doença na nossa população”, disse.
Após observar um lapso de até três meses entre a solicitação de São Paulo e a habilitação de leitos de UTI pelo Ministério da Saúde, o Ministério Público Federal entrou com uma ação para que a União torne o processo mais ágil e tranparente. No pedido, o órgão cita ainda discrepância de tratamento entre municípios, pedindo que o governo federal atenda os locais de acordo com a situação, e não na ordem cronológica.
[jp-related-posts ids=”1036317,1036048,1036030″]
*Com informações da repórter Nanny Cox
Assuntos
continue lendo
Brasil
Cidade de São Paulo registra queda de 21,4% em roubos no mês de agosto
Capital paulista alcançou o menor número de ocorrências desde 2001
- Ex-prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini é candidato ao governo do ES Júlia Lara · há 2 semanas
- Estreante, conheça a médica Natasha Slhessarenko que disputa governo de MT e realizou o sonho da mãe Sarah Américo · há 2 semanas
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 4 semanas
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 4 semanas