Com disputa embolada, Mato Grosso escolhe senador neste domingo
Em 2020, a eleição em Mato Grosso está sendo diferente do restante do Brasil. Por lá, além de prefeito e vereador, os eleitores também votam em senador. Isso porque, no ano passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato da chapa da ex-senadora Selma Arruda por caixa dois e abuso de poder econômico na campanha de 2018. Desde então, Carlos Fávaro (PSD) ocupa interinamente o cargo. Ele é, inclusive, um dos 11 candidatos que disputam a vaga.
[jp-related-posts ids=”1004250,1005216,1005162″]
Segundo projeções, a disputa está embolada, e mais da metade dos concorrentes tem chances de vitória. Pesquisa IBOPE divulgada no dia 5 de novembro mostra Carlos Fávaro com 13% das intenções de voto. Ele está empatado com o ex-prefeito de Sinop e ex-deputado Nilson Leitão, do PSDB, e com o ex-governador e ex-senador Pedro Taques, do Solidariedade. Outros três candidatos estão empatados com os líderes na margem de erro. Procurador Mauro, do PSOL, tem 9%; Coronel Fernanda, do Patriota, 8%, e o deputado José Medeiros, do Podemos, 7%. Elizeu, da Democracia Cristã, conquistou 5% das intenções de voto; Valdir Barranco, do PT, tem 4%; Euclides Ribeiro, do Avante, foi citado por 2%; Reinaldo Moraes, do PSC, ficou com 1%; e Feliciano Azuaga, do Novo, não pontuou. O mandato do eleito em 15 de novembro irá até 2026.
*Com informações do repórter Afonso Marangoni
Assuntos
continue lendo
Política
Distrito Federal é a primeira Unidade Federativa a ter três mulheres no Senado
O Senado passou mais de 150 anos sem uma mulher ocupando as cadeiras que representam os Estados da Federação no Congresso Nacional
- Eleições 2026: mais de 33,4 milhões de brasileiros deixaram de votar no 1º turno Jovem Pan · há 2 dias
- Allyson Bezerra e Cadu Xavier vão para o 2º turno pelo governo do RN Júlia Lara · há 2 dias
- Otaviano Pivetta é reeleito governador do Mato Grosso Jovem Pan · há 2 dias
- Morre o influenciador Lito Sousa aos 59 anos Jovem Pan · há 5 dias