Combatentes do radical “Setor de Direitas” morrem em emboscada na Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 13/08/2014 06h43

Kiev, 13 ago (EFE).- Pelo menos 12 combatentes do partido ultranacionalista “Pravi Sektor” (Setor de Direitas) morreram nas últimas horas em uma emboscada dos separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia, informou nesta quarta-feira o porta-voz dessa organização direitista, Artiom Skoropadski.

“Segundo nossa informação, faltando uma confirmação definitiva, 12 combatentes do Pravi Sektor morreram. Caíram em uma emboscada”, disse Skoropadski à televisão local “112 Ukraina”.

Dmitri Yarosh, líder do movimento reconvertido em partido político após a reviravolta de poder em Kiev, escreveu no Facebook sobre “as terríveis perdas” sofridas pelos combatentes da organização.

Os milicianos pró-Rússia informaram ontem sobre a morte de 15 combatentes da Guarda Nacional da Ucrânia, integrada em algumas unidades por membros de Pravi Sektor, principalmente nos acessos à cidade de Donetsk, cenário de combates entre as forças de Kiev e os insurgentes.

Formado como organização durante o Maidan, nome dado ao movimento de protesto que derrubou o ex-presidente Viktor Yanukovich, o Pravi Sektor ganhou relevância política e social após atuar como força de choque dos manifestantes nos trágicos enfrentamentos registrados em Kiev o mês passado de fevereiro.

A organização reúne vários grupos de extrema-direita, incluídos seguidores ultras de equipes de futebol.

Desde o começo de mês de maio, unidades paramilitares formadas por membros do Pravi Sektor combatem junto das tropas ucranianas contra os separatistas pró-russos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.