Começa votação das eleições parlamentares antecipadas na Sérvia

  • Por Agencia EFE
  • 16/03/2014 06h03

Belgrado, 16 mar (EFE).- Mais de oito mil colégios eleitorais na Sérvia abriram neste domingo, as 7h (local, 3h em Brasília) para a s eleições parlamentares antecipadas em que o atual vice-primeiro-ministro, de centro-direita, Aleksandar Vucic, parte como amplo favorito.

Cerca de 6,7 milhões de pessoas poderão escolher 250 deputados do parlamento entre candidatos de 19 partidos e coalizões.

As pesquisas dão ao Partido Progressista Sérvio (SNS) de Vucic, um antigo ultranacionalista transformado agora em europeísta e favorável às reformas econômicas liberais, uma arrasadora maioria de 44% dos votos, com mais de 30 pontos de vantagem sobre os socialistas, a segunda formação com mais apoio.

Vucic se transformou em apenas dois anos como vice-primeiro-ministro na figura política dominante da sérvia, com uma grande popularidade por sua campanha contra a corrupção e suas promessas de modernizar a Sérvia e prepará-la para entrar na União Europeia (UE).

Após o partido do popular Vucic está o Partido Socialista da Sérvia (SPS), de Ivica Dacic, com um 13% das intenções de voto. É seguido com 7% pelo Partido Democrático (DS), e o NDS, um grupo recém formado em torno do ex-presidente europeísta Boris Tadic.

Também poderiam passar da barreira de 5% necessários para entrar no parlamento o nacionalista Partido Democrático da Sérvia (DSS), o único partido parlamentar que se opõe à integração da Sérvia na UE, e o pró-ocidental Partido Democrata-Liberal (LDP).

Estes partidos constituiriam uma débil oposição a Vucic, por um lado pelas grandes diferenças entre eles e, por outro, porque já durante a campanha concentraram suas críticas nos socialistas, no que parece uma estratégia para ganhar um lugar em um futuro governo liderado por Vucic, segundo os analistas.

A consulta foi convocada dois anos antes do previsto quando Vucic, o político mais popular da Sérvia, decidiu no fim de janeiro pôr fim ao governo de coalizão com os socialistas por considerar que era necessário um novo executivo que promova as reformas econômicas.

A coalizão entre o SNS e os socialistas abriu as negociações de ingresso na UE, em janeiro, um prêmio dado à Sérvia por chegar a um acordo de normalização com Kosovo, sua antiga província proclamada independente em 2008, e não reconhecida por Belgrado.

A votação para estas legislativas antecipadas acontece também em 90 colégios eleitorais no Kosovo, onde há 108 mil sérvios com direito a voto, embora a apuração das cédulas aconteça na Sérvia.

Os colégios eleitorais fecharão às 16h (de Brasília).

O novo governo, com um mandato de quatro anos, terá pela frente as difíceis tarefas de combater a crise econômica, o desemprego que ronda os 24%, continuar a luta contra a corrupção, normalizar as relações com Kosovo e avançar rumo à UE.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.