Começa votação na Turquia de eleições municipais

  • Por Agencia EFE
  • 30/03/2014 03h43

Ancara, 30 mar (EFE).- A votação para as eleições municipais da Turquia começou neste domingo, às 2h (de Brasília) nas províncias mais orientais e uma hora mais tarde nos cartórios eleitorais no oeste do país, em um pleito visto como um teste de confiança para o primeiro-ministro islamita, Recep Tayyip Erdogan.

Cerca de 53 milhões cidadãos estão aptos a votar nas 177 mil seções eleitorais. Eles escolherão prefeitos, membros das assembleias municipais e provinciais e representantes de bairro, mas o interesse está centrado no voto total que os quatro partidos com representação parlamentar obterão.

Os resultados considerados os mais importantes são o da maior cidade do país, Istambul, e o da capital, Ancara, cujas prefeituras estão atualmente nas mãos do Partido Justiça e Desenvolvimento (AKP) liderado por Erdogan.

As pesquisas dão à legenda uma vantagem entre cinco e seis pontos nas duas cidades sobre seu rival mais direto, o social-democrata Partido Republicano do Povo (CHP).

Embora 26 partidos concorram, as pesquisas preveem que só ou seis ou sete têm chances reais nas 81 capitais provinciais.

As urnas fecharão às 11h (de Brasília) no leste do país e uma hora mais tarde no oeste, mas a divulgação dos resultados está vetada, em princípio, até as 19h.

O AKP disse considerar uma vitória superar os 39% de votos em nível nacional, marca alcançada nas locais de 2009, e algumas pesquisas estimam um apoio de até 46%. Já o CHP tem 27% das intenções de voto nas pesquisas.

O principal fator de incerteza é a escolha dos 2,5 milhões de jovens que vão as urnas pela primeira vez.

O Partido do Movimento Nacionalista (MHP), de direita, pode alcançar até 20%, e o pró-curdo Paz e Democracia (BDP) ganhará quase com certeza em uma dezena de províncias do sudeste, de população majoritariamente curda. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.