Comunidade internacional pede ampliação de cessar-fogo em Gaza
Paris, 26 jul (EFE).- Os ministros das Relações Exteriores de França, Alemanha, Itália, Catar, Turquia, Reino Unido e o secretário de Estado dos Estados Unidos, além de um representante da União Europeia, pediram neste sábado em reunião em Paris o aumento do prazo do cessar-fogo na Faixa de Gaza para 24 horas e que ele seja renovável.
Laurent Fabius, ministro das Relações Exteriores da França, disse a jornalistas após o encontro que os participantes expressaram seu desejo de que seja “obtido o mais rápido possível um cessar-fogo durável e negociado, que responda ao mesmo tempo às necessidades israelenses em termos de segurança e palestinas quanto a acesso a Gaza e desenvolvimento socioeconômico”.
A reunião, segundo Fabius, permitiu que fossem apresentadas “orientações comuns da ação internacional em favor do cessar-fogo”. Ele disse também que todos os ministros mostraram solidariedade para com a população civil de Gaza, “tragicamente afetada pelos combates”, e decidiram manter a mobilização em seus respectivos países de maneira conjunta.
“O massacre não pode continuar, é insustentável, e todos os países que estavam na mesa de negociações falaram com uma só voz”, disseram fontes francesas presentes à reunião, segundo as quais o encontro se concentrou “no essencial” e foi “positivo”. EFE
mgr/id
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.