Conselheira de Segurança dos EUA visita escudo antimísseis de Israel
Jerusalém, 9 mai (EFE).- A Conselheira de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Susan Rice, visitou nesta sexta-feira a base militar israelense de Palmachim, no litoral do Mediterrâneo, onde está instalada parte do escudo antimísseis “Iron Dome”, que teve a colaboração dos Estados Unidos e Israel.
Segundo um comunicado divulgado pelo exército de Israel, Rice foi recebida pelo comandante-em-chefe das Forças Áreas de Israel, general Shachar Shohat, que mostrou as instalações e explicou as características deste sistema defensivo.
Rice observou as plataformas de lançamento colocadas ao longo da costa, que protegem Tel Aviv e as áreas ao norte do Mediterrâneo, e conheceu um dos simuladores em que os soldados israelenses trabalham.
Em 10 de março, Estados Unidos e Israel anunciaram a assinatura de um acordo para manter e ampliar a produção do sistema defensivo “Iron Dome” (“Domo de Ferro”), desenhado para interceptar mísseis de curto alcance e bombas.
Instalado o longo da fronteira que isola Gaza, o sistema foi testado “com sucesso” durante o conflito entre Israel e o movimento islamita Hamas, em novembro de 2012, no qual morreram seis israelenses e 170 palestinos.
No entanto, nas últimas semanas foram ouvidas críticas sobre sua verdadeira capacidade, seu custo e em relação escassez de recursos especializados que Israel supostamente tem para seus manejo ampliado.
Rice chegou quarta-feira a Israel para participar da habitual reunião bilateral de segurança com as autoridades locais e durante sua estadia se reuniu tanto com o presidente israelense, Shimon Peres, como com o da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas. EFE
jm/cd
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.