Contra suspeição, PGR defende atuação de Moro no julgamento de Lula
A Procuradoria Geral da República (PGR) pediu, nesta quinta-feira (5), que o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeite requerimentos apresentados pela defesa do ex-presidente Lula que apontam uma suspeição do ex-juiz Sergio Moro. A defesa acusa o atual ministro da Justiça e Segurança Pública de ter sido parcial no julgamento do petista.
Os advogados de Lula alegam que o fato de Moro ser nomeado para o cargo de ministro reflete a ausência de imparcialidade. Para a defesa, as conversas vazadas pelo site The Intercept Brasil também representam uma ação irregular por parte do ministro.
No entanto, o coordenador da Operação Lava Jato na PGR, o subprocurador-geral da República, José Adônis Callou de Araújo Sá, acredita que as alegações não provam a suspeição de Moro. Para o procurador, as conversas vazadas pelo Intercept, além de serem ilegais, não têm a autenticidade comprovada.
Em maio, o site divulgou mensagens atribuídas a Moro e ao procurador Deltan Dallagnol em que eles combinariam atuações na Lava Jato. No parecer, Araújo Sá reitera, ainda, que o ex-juiz deu o mesmo tratamento a todos os casos da operação.
A defesa do ex-presidente aposta no pedido de suspeição de Moro como uma das principais tentativas de barrar os processos da Justiça do Paraná contra o petista. Lula cumpriu 19 meses de pena pelo caso do triplex do Guarujá e agora aguarda em liberdade o julgamento de recursos em instâncias superiores.
*Com informações da repórter Camila Yunes
Assuntos
continue lendo
Política
O que se sabe sobre o pronunciamento de Lula no domingo
Presidente falará à nação no dia 8 de novembro para anunciar medidas e acalmar o mercado
- Lula derrota família Bolsonaro pela segunda vez Jovem Pan · há 1 semana
- Quem é Celina Leão, amiga de Michelle Bolsonaro que foi reeleita governadora do DF Jovem Pan · há 1 semana
- Datafolha: Flávio Bolsonaro é rejeitado por 46%; Lula, por 45% Jovem Pan · há 2 semanas
- ‘Bondades’ anunciadas por Lula em 2026 somam até R$ 178,1 bilhões ao ano Jovem Pan · há 3 semanas