Coreia do Norte acusa EUA de tentarem atacá-la com antraz

  • Por Agencia EFE
  • 12/06/2015 18h03

Nações Unidas, 12 jun (EFE).- A Coreia do Norte acusou os Estados Unidos de tentar atacá-la com antraz e pediu ao Conselho de Segurança da ONU que investigue as “estratégias de guerra biológica” dos EUA.

A denúncia de Pyongyang está incluída na carta enviada ao principal órgão de decisão das Nações Unidas no último dia 4, e tornada pública nesta sexta-feira pela organização.

As autoridades norte-coreanas fizeram referência ao envio acidental de amostras de bactéria viva de antraz, erro admitido recentemente pelo Pentágono.

O órgão de inteligência americano explicou que as amostras – que chegaram a vários estados e a uma base militar na Coreia do Sul – deveriam conter bactérias inativas.

Segundo a Coreia do Norte, este fato “demonstra claramente que os Estados Unidos não só tem perigosas armas de destruição em massa, que são totalmente proibidas sob a Convenção de Armas Biológicas, mas também está tentando usá-las” contra o país.

“A República Popular Democrática de Coreia condena nos termos mais contundentes os Estados Unidos por seus atos genocidas contra a humanidade e solicita ao Conselho de Segurança que trate do assunto”, assinalou na carta o embaixador norte-coreano na ONU, Ja Song Nam. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.