Coreia do Norte anuncia exercícios de artilharia perto da fronteira com o Sul

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 16h07

Seul, 13 mai (EFE).- A Coreia do Norte notificou ao Sul nesta quarta-feira que realizará exercícios militares de artilharia nas cercanias da fronteira do Mar Amarelo, um local no qual ocorreram os maiores conflitos recentes entre ambos países.

O Exército Popular norte-coreano notificou que tinha previsto “realizar simulacros de disparo entre as 15h local (5h, em Brasília) e sexta-feira em suas águas territoriais na parte meridional da Linha Limite do Norte (LLN)”, informou o Estado-Maior Conjunto de Seul em comunicado.

O anúncio ocorre depois que o regime de Kim Jong-un ameaçou na sexta-feira passada disparar sem prévio aviso contra as embarcações militares da vizinha Coreia do Sul se seguirem cruzando a demarcação marítima ocidental.

O governo sul-coreano negou esta acusação e ameaçou Pyongyang com “uma dura resposta” caso ataque suas embarcações.

A LLN, que separa as águas das duas Coreias no Mar Amarelo, é um dos pontos mais conflituosos da região, em torno da qual ocorreram diversos enfrentamentos entre Norte e Sul.

Nas últimas décadas, os choques de maior gravidade foram o afundamento da embarcação sul-coreanoaCheonan, que Seul culpa Pyongyang, e o bombardeio norte-coreano à ilha de Yeonpyeong, ambos em 2010 com um balanço total de 50 mortos do Sul, dois deles civis.

A Coreia do Norte não reconhece a LLN, traçada no final da Guerra da Coreia (1950-53), já que considera que beneficia os interesses do Sul ao se situar acima do paralelo 38.

As duas Coreias permanecem tecnicamente enfrentadas desde o conflito ocorrido há seis décadas, que terminou com um armistício até hoje nunca substituído por um tratado de paz definitivo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.