Coreia do Norte faz ação conjunta inédita com rivais do Sul
Soldados da Coreia do Sul e da Coreia do Norte participaram nesta quarta-feira (12) da primeira missão conjunta desde o fim da Guerra da Coreia que aconteceu de 1950 a 1953.
Inimigos há 70 anos, eles cruzaram pacificamente a fronteira entre os dois países pela primeira vez para verificar o fechamento dos postos na divisa entre os dois territórios.
A região, chamada de zona desmilitarizada tem quatro quilômetros de largura ao longo dos 238 quilômetros de fronteira entre os dois países.
A eliminação de 20 postos militares numa área bastante vigiada foi um dos pontos estabelecidos entre o presidente sul-coreano Moon Jae-in e o líder norte-coreano Kim Jong Un na reunião de cúpula de setembro em Pyongyang, como parte do processo de reconciliação da península.
Em novembro, a Coreia do Norte demoliu 10 postos, enquanto o Sul derrubou os 10 pontos presentes em seu território. Minas terrestres também foram retiradas do local em outubro.
Com o acordo entre os dois países para reduzir a tensão, as Coreias desmilitarizaram a localidade de Panmunjom na fronteira, que agora deve ser controlada por 35 pessoas de cada país, sem posse de armas.
*Informações do repórter Victor Moraes
Assuntos
continue lendo
Notícias
Eleições 2026: mais de 33,4 milhões de brasileiros deixaram de votar no 1º turno
A abstenção corresponde a 21,08%, maior percentual de abstenção desde 1998
- Allyson Bezerra e Cadu Xavier vão para o 2º turno pelo governo do RN Júlia Lara · há 2 dias
- Otaviano Pivetta é reeleito governador do Mato Grosso Jovem Pan · há 2 dias
- Morre o influenciador Lito Sousa aos 59 anos Jovem Pan · há 5 dias
- Jão amplia turnê de Memórias Póstumas; confira agenda da semana Fabrizio Neitzke · há 5 dias