Coreia do Norte lança ao mar dois mísseis de curto alcance

  • Por Agencia EFE
  • 09/04/2015 02h10

Seul, 9 abr (EFE).- A Coreia do Norte lançou ao mar dois mísseis de curto alcance, informou nesta quinta-feira o governo da Coreia do Sul, que aumentou a vigilância na região por causa da visita ao país do secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter.

O regime de Kim Jong-un realizou na última terça-feira um teste de mísseis, lançando dois projéteis terra-ar, modelo KN-06, ao Mar Amarelo a partir do condado de Pyongwon, no litoral do país, revelou à Agência Efe um porta-voz do Ministério da Defesa da Coreia do Sul.

“O novo teste de mísseis da Coreia do Norte parece ser parte de um treinamento militar de caráter anual”, acrescentou a fonte, descartando qualquer relação entre o lançamento e a visita do secretário de Defesa americano a Seul.

Carter chega hoje a Coreia do Sul depois de visitar Tóquio e passará três dias no país. Na agenda está uma reunião com o ministro da Defesa Nacional, Han Min-koo, e outras autoridades militares.

Espera-se que Carter fale sobre modos de resistir à ameaça militar do regime Kim Jong-un, que conta com um grande arsenal de mísseis e tenta desenvolver armas nucleares.

As autoridades de Seul aumentaram a vigilância sobre os movimentos do Exército do país vizinho por causa da visita de Carter. A visita é marcada por um momento de tensão entre na relação entre os dois países.

Seul e Washington realizaram recentemente exercícios militares em território sul-coreano, respondido por Pyongyang com testes de mísseis e novas ameaças.

Os EUA mantêm 28,5 mil soldados na Coreia do Sul e se compromete a defender seu aliado histórico no caso de um hipotético ataque do regime de Kim Jong-un. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.