Coreia do Sul testa míssil capaz de atingir qualquer lugar da Coreia do Norte

  • Por Agencia EFE
  • 03/06/2015 08h05

Seul, 3 jun (EFE).- A Coreia do Sul realizou com sucesso o teste de lançamento de seu primeiro míssil capaz de atingir alvos em todo o território da Coreia do Norte, informou nesta quarta-feira o Ministério de Defesa sul-coreano.

O teste ocorreu em um campo de treinamento de Taean, cerca de 150 quilômetros ao sudoeste da capital, e foi supervisado pela presidente sul-coreana, Park Geun-hye, afirmou à Agência Efe um porta-voz da pasta.

O novo míssil tem um alcance de aproximadamente 500 quilômetros, o suficiente para atingir inclusive as áreas mais ao norte do outro território, e se estima que entrará em serviço a partir do fim deste ano, segundo o porta-voz.

O projétil é considerado parte do sistema de defesa para ataques preventivos desenvolvido pela Coreia do Sul para o hipotético caso de um ataque norte-coreano.

O desenvolvimento do míssil começou em outubro de 2012, o mesmo mês em que Coreia do Sul e Estados Unidos anunciaram um histórico acordo para que o primeiro pudesse desenvolver mísseis de maior alcance, capazes de alcançar alvos em qualquer ponto da Coreia do Norte.

O acordo permitiu ampliar o alcance dos mísseis sul-coreanos de 300 a 800 quilômetros e suas ogivas podem superar o limite de 500 quilos estabelecido até então, sempre e quando seu alcance diminuir de forma proporcional.

Antes de outubro de 2012, os EUA não permitiam que a aliada Coreia do Sul desenvolvesse mísseis com um alcance maior que 300 quilômetros, em virtude do pacto de defesa conjunta em relação à Coreia do Norte.

O teste deste novo míssil por Seul pode gerar novos atritos com Pyongyang, em um momento marcado por uma especial tensão nas relações bilaterais.

A Coreia do Sul – apoiada pelos EUA com 28.500 soldados no país – e a Coreia do Norte estão tecnicamente em guerra devido ao conflito bélico entre 1950 e 1953 que foi finalizado com um armistício nunca substituído por um tratado de paz. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.