Críticas de Silas Malafaia e falas de Pablo Marçal dividem direita em São Paulo
As recentes críticas do pastor Silas Malafaia ao ex-presidente Jair Bolsonaro trouxeram à tona uma possível divisão na direita política brasileira. O foco das críticas está na disputa pela Prefeitura de São Paulo, onde Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) competem pelo eleitorado de Pablo Marçal (PRTB). O empresário, que obteve uma votação expressiva no primeiro turno, principalmente na zona leste de São Paulo, deixou em aberto a possibilidade de apoiar Nunes no segundo turno, mas condicionou esse apoio a uma retratação de Nunes e de outros líderes da direita por críticas feitas anteriormente.
Marçal afirmou que, sem a retratação, não apoiará nenhum candidato, liberando seu eleitorado para decidir livremente. Ele destacou que 45% de seus votos poderiam migrar para Guilherme Boulos, enquanto o restante poderia ser disputado por outros candidatos. A situação se complicou após Malafaia acusar Bolsonaro de ser “covarde” e “omisso” durante as eleições municipais, temendo que Marçal superasse Nunes no primeiro turno. Em contrapartida, Malafaia elogiou Tarcísio de Freitas, afirmando que ele se comportou como um verdadeiro líder.
A resposta de Bolsonaro às críticas foi minimizar a situação, afirmando que ama o pastor e que isso passará. O senador Flávio Bolsonaro também tentou apaziguar a situação, dizendo que “roupa suja se lava em casa”. Ricardo Nunes, por sua vez, evitou se envolver na polêmica, afirmando que não interferirá na relação entre Bolsonaro e Malafaia. Tarcísio de Freitas, em suas redes sociais, destacou a importância da união da direita para enfrentar os desafios futuros, sem mencionar diretamente as declarações de Malafaia.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
A deputada Bia Kicis saiu em defesa de Bolsonaro, parabenizando os prefeitos e vereadores eleitos pelo PL e outros partidos aliados, ressaltando o crescimento da direita no Brasil. Malafaia, por sua vez, afirmou ter perdido seguidores devido a um bombardeio que chamou de “milícia digital” de Pablo Marçal. A situação revela não apenas as tensões internas dentro da direita, mas também a complexidade das alianças políticas em um cenário eleitoral cada vez mais fragmentado.
*Com informações de Alvaro Nocera
[jp-related-posts ids=”1742690,1742079″]
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Assuntos
continue lendo
Política
Perícia recusou ao menos 15 aparelhos de operação sobre ‘Dark Horse’ por falha no lacre
Equipamentos tinham selo intacto, mas perícia identificou vão que permitiria conexão USB
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 2 semanas
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 2 semanas
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 2 semanas
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 2 semanas