Cruz Vermelha leva ajuda a Debaltsevo após batalha por seu controle
Genebra, 23 fev (EFE).- O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) informou neste domingo que conseguiu entregar mantimentos, material médico e outros produtos de primeira necessidade destinados a cerca de cinco mil pessoas na cidade de Debaltsevo, na Ucrânia, tomada há poucos dias pelos rebeldes pró-Rússia.
“A situação humanitária é dramática e as necessidades são enormes e de diversa natureza. Os bombardeios causaram a destruição de edifícios públicos e residenciais, assim como da infraestrutura da cidade”, explicou em comunicado o chefe do escritório da CICV em Donetsk (leste da Ucrânia) Joan Audierne.
A cidade, que é um importante ponto de ligação nesta região do país, ficou sob controle dos separatistas após uma batalha que prosseguiu inclusive após ser decretado um cessar-fogo, em vigor há uma semana.
“Nos organizamos para entregar a ajuda humanitária assim que a situação de segurança permitisse”, disse Audierne.
Donetsk e Lugansk são as regiões do leste da Ucrânia em grande parte controladas pelos rebeldes pró-Rússia, que pegaram em armas contra o governo de Kiev há dez meses.
Audierne comandou pessoalmente o comboio humanitário, composto por cinco caminhões.
“As pessoas permaneceram nos porões durante os últimos dias e começaram a sair só agora, depois que terminaram os combates”, acrescentou.
A organização humanitária entregou também material médico ao único centro de saúde que está funcionando, após o fechamento do hospital local.
A ajuda entregue aos moradores de Debaltsevo, em particular os alimentos, cobrirá as necessidades durante as duas próximas semanas. Já está sendo estudado o envio de mais ajuda humanitária para a cidade. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.