Cruzeiro acadêmico americano chega a Cuba com 624 universitários

  • Por Agencia EFE
  • 29/11/2014 20h51
  • BlueSky

Havana, 29 nov (EFE). – O cruzeiro acadêmico “Explorer”, que transporta 624 estudantes de 248 universidades americanas, atracou neste sábado em Havana, a última parada do trajeto com 17 países, e onde completará um programa de intercâmbios, conferências e excursões.

A embarcação chegou ao Porto de Havana vinda de Barbados às 6h30 (9h30 em Brasília), e acolhe a XII Edição do Programa Semestre no Mar, que permite aos estudantes viajar pelo mundo com professores e funcionários das instituições. A recepção foi feita por Frank González, reitor da Universidade de Havana (UH), instituição que será anfitriã de várias atividades previstas durante a visita.

Após desembarcar e em declarações a imprensa local, muitos estudantes falaram da felicidade que representa visitar Cuba, um país do qual se “comenta muito, mas se sabe pouco”.

Para eles, a viagem à ilha caribenha serve para fechar com chave de ouro esses meses de travessia que começaram em Londres e incluíram paradas em 18 cidades de diversos países, incluindo o Brasil. O navio ficará Havana até 3 de dezembro.

O Programa Semestre no Mar é realizado com o apoio da Universidade da Virgínia, em Charlottesville (EUA), e é administrado pelo Instituto de Estudos a Bordo.

Sua primeira viagem a Cuba aconteceu em 1999 e realizou dez escalas até 2004, quando deixou de parar na ilha devido às restrições impostas pela Administração de George W. Bush como parte da delicada relação entre Washington e Havana. No ano passado, o cruzeiro acadêmico recuperou a licença para atracar em Cuba e retornou a Havana após nove anos de ausência. EFE

sga-arj/cdr

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.