Custo de produtos orgânicos é alto e produção é baixa no Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 27/08/2014 12h30

A alta no consumo de orgânicos no país está ligada ao cuidado com a saúde, mas o custo dos produtos é elevado e a produção baixa. Esse tipo de alimento era adquirido por uma fatia específica de consumidores e alcançou um espaço maior nos principais mercados mundiais.

Aparecida Carmona, membro da Associação da Agricultura Orgânica de Botucatu e Região, enfatiza o aumento na procura pelos orgânicos. Em entrevista à repórter Renata Gaspari, a especialista avaliou, no entanto, que a oferta é baixa e o custo alto em razão do tratamento que recebem.

*Ouça os detalhes no áudio

Na Europa, a área para plantações sem agrotóxicos e transgênicos cresceu 55% em 10 anos, e, no Brasil, o total chega a um 1,5 milhão de hectares. A nutricionista Alessanda Luglio, especialista em gastronomia natural de alta densidade nutritiva, ressalta as vantagens do consumo dos orgânicos.

Com a alta na renda do trabalhador, as vendas de produtos orgânicos no Brasil vêm crescendo de 20 a 30 por cento por ano. O principal desafio, no entanto, ainda é fazer esse produto chegar com regularidade e bons preços às mesas dos brasileiros.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.