Dilma viaja para Costa Rica para participar de cúpula da Celac

  • Por Agencia EFE
  • 28/01/2015 15h48

Brasília, 28 jan (EFE).- A presidente Dilma Roussef viajou nesta quarta-feira para a Costa Rica para participar da III Cúpula de Chefes de Estado e do Governo da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), onde terá encontros paralelos com os presidentes da Colômbia e Panamá.

A delegação brasileira partiu às 13h local (14h, em Brasília), segundo informou à Agência Efe a Secretaria de Comunicações da presidência.

Na chegada a San José, a presidente participará da sessão plenária da cúpula da Celac, realizada entre hoje e amanhã, segundo confirmou a presidência da República.

Posteriormente, a chefe de Estado brasileira manterá encontros bilaterais com seu colega colombiano, Juan Manuel Santos, e o presidente do Panamá, Juan Carlos Varela.

Por fim, Dilma participará do jantar oferecido pelo presidente da Costa Rica, Luis Guillermo Solis, em homenagem aos chefes de Estado e de governo reunidos na cúpula.

Segundo explicou recentemente o subsecretário brasileiro da América do Sul, Central e do Caribe, Antonio José Ferreira Simões, durante a cúpula, o Brasil insistirá em aspectos como a agricultura familiar e os direitos dos afrodescendentes, embora também serão tratados outros temas como o desenvolvimento sustentável e a energia.

O tema central será “A luta contra a pobreza” e, neste sentido, Dilma levará propostas que “funcionaram bem” dentro do país, segundo Simões. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.