Duque de Edimburgo completa 93 anos com salvas de canhão

  • Por Agencia EFE
  • 10/06/2014 12h17

Londres, 10 jun (EFE).- O duque de Edimburgo, marido da rainha Elizabeth II, completou nesta terça-feira 93 anos, celebrados com um chá ao ar livre nos jardins do palácio de Buckingham, enquanto uma companhia de artilharia disparou em sua honra salvas de canhão no Hyde Park, em Londres.

Como a cada verão, oito mil pessoas são convidadas para o chá, a maioria de organizações beneficentes do Reino Unido, em um dos eventos tradicionais do palácio, que também conta com a presença da rainha e de outros membros da família real britânica.

Na cerimônia, a companhia de Artilharia da Guarda do Rei montada a cavalo cumpriu o rito de disparar em honra ao duque tiros de canhão no Hyde Park na presença de vários turistas, que seguiram de perto o espetáculo. Depois, na Torre de Londres, a Honorável Companhia de Artilharia disparou 62 salvas de canhão.

Apesar da idade avançada, o príncipe Philip não demonstra sinais de cansaço e, nos últimos dias, acompanhou Elizabeth II em uma visita de Estado à França e às comemorações do 70º aniversário do desembarque na Normandia na Segunda Guerra Mundial.

Neste domingo, o duque assistirá ao chamado “Trooping the Colour”, o tradicional desfile da Guarda Real em Londres para festejar o aniversário oficial da soberana britânica. Embora a data de nascimento da rainha seja 21 de abril, os festejos são realizados sempre em junho porque há menos probabilidade de chuva.

Nos últimos anos, o duque de Edimburgo teve diversos problemas de saúde. Em junho de 2013, ficou dias hospitalizado na capital inglesa para ser submetido a uma cirurgia exploratória no abdômen, e em 2012 foi internado por uma infecção na bexiga. Previamente, no Natal de 2011, foi submetido a uma angioplastia para desbloquear uma artéria coronária.

Philip de Mountbatten, que nasceu na ilha grega de Corfu em 10 de junho de 1921, é o consorte mais duradouro na história da monarquia britânica e está casado há 66 anos com Elizabeth II, com quem tem quatro filhos, oito netos e quatro bisnetos. EFE

vg/vnm

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.