Economia dos EUA retraiu 0,2% no primeiro trimestre do ano

  • Por Agencia EFE
  • 24/06/2015 11h24
  • BlueSky

Washington, 24 jun (EFE).- – A economia dos Estados Unidos se contraiu a um ritmo anual de 0,2% no primeiro trimestre do ano, frente ao cálculo inicial de contração de 0,7%, informou nesta quarta-feira o Departamento de Comércio.

Os analistas já tinham antecipado que o terceiro cálculo do governo sobre o comportamento do Produto Interno Bruto (PIB) entre janeiro e março seria negativo, mas a revisão melhorou o resultado.

A contração do crescimento no primeiro trimestre é a primeira desde a registrada entre janeiro e março de 2014, quando o PIB caiu 2,1% pela dureza do inverno em boa parte do país.

Os analistas atribuem também esta contração ao intenso inverno que atingiu o país este ano, no entanto, graças a um aumento da despesa do consumidor que previamente tinha sido considerado mais em baixa, a diminuição não foi tanta.

A despesa do consumidor em junho, que representa mais de dois terços da atividade econômica dos Estados Unidos, foi revisada em alta até 2,1%, pelos 1,8% de maio.

Em termos gerais, a contração também é explicada pelo fortalecimento do dólar e a queda das exportações em 5,9%, embora tenha sido uma queda inferior à registrada em maio, que foi de 7,6%.

Enquanto isso, as importações aumentaram 7,1% frente a 5,6% dos dados prévios.

A economia americana fechou 2014 com um crescimento de 2,2%, após ter experimentado entre abril e setembro seu maior semestre de expansão desde meados de 2003.

Após a contração do PIB entre janeiro e março, os analistas preveem uma recuperação e um crescimento econômico de cerca de 2% para o segundo trimestre do ano. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.