Caixa: 1,9 milhão de brasileiros ainda têm auxílio emergencial em análise

Em três meses, auxílio pagou R$ 112,5 bilhões a 64,9 milhões de pessoas

  • Por Jovem Pan
  • 02/07/2020 17h37
Giuliano Gomes/Estadão Conteúdo Auxílio emergencial

A Caixa Econômica Federal divulgou nesta quinta-feira (2), último dia de cadastramento, que 1,9 milhão de brasileiros ainda estão com o pedido do auxílio emergencial em análise. Desse total, 1,2 milhão estão em primeira análise e 700 mil estão em segunda análise, quando o cidadão que teve o benefício rejeitado e corrige dados ou contesta a não aprovação.

O vice-presidente de Rede de Varejo da Caixa, Paulo Henrique Angelo, explicou que quem tiver o benefício liberado depois do fim do prazo receberá as cinco parcelas previstas no programa, com intervalo mínimo de 30 dias entre cada uma. “A análise e a liberação do benefício dependem da Dataprev [estatal de tecnologia que verifica os cadastros]. A Caixa apenas recebe a lista e faz os pagamentos.”

Em três meses de funcionamento, o auxílio emergencial pagou R$ 112,5 bilhões a 64,9 milhões de brasileiros. Desse total, 31 milhões estão recebendo a terceira parcela, 8,7 milhões a segunda parcela e 1,1 milhão, que tiveram o benefício liberado na metade de junho, começaram a receber a primeira parcela.

Existem ainda 19,2 milhões de inscritos no Bolsa Família incorporados automaticamente ao auxílio emergencial que acabaram de receber a terceira parcela.

Desde 7 de abril, quando começou o cadastramento, a Caixa recebeu 108,9 milhões de pedidos por meio do aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou do site auxilio.caixa.gov.br, sendo que 107,7 milhões foram processados, dos quais 65,2 milhões foram considerados elegíveis para receberem o benefício e 42,5 milhões tiveram o pedido rejeitado.

*Com Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.