Banco Central diz não ter projetos para moeda única com Argentina
O Banco Central do Brasil desmentiu a informação divulgada por Jair Bolsonaro de que o país teria a intenção de criar uma moeda única com a Argentina, o “peso real”. Poucas horas após o anúncio do presidente, a instituição informou, em nota, que não tem planos para colocar qualquer projeto do tipo em prática.
“O Banco Central do Brasil não tem projetos ou estudos em andamento para uma união monetária com a Argentina”, diz a nota publicada no site do BC. “Há tão somente, como é natural na relação entre parceiros, diálogos sobre estabilidade macroeconômica, bem como debates acerca de redução de riscos e vulnerabilidades e fortalecimento institucional.”
Mais cedo, em entrevista coletiva, Bolsonaro havia dito que “o primeiro passo” em direção à medida já teria sido tomado. O presidente viajou na quinta (7) ao país vizinho, onde se reuniu com o presidente argentino Mauricio Macri.
No Twitter, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou a proposta. “Será? Vai desvalorizar o real? O dólar valendo R$ 6,00? Inflação voltando?”, questionou. “Espero que não”.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.