Ibovespa encerra em queda superior a 3%, e dólar fecha em alta de 1,5% após ‘revogaço’ de Lula

Mercado financeiro reage negativamente à decisão de Lula de revogar processos de privatização de estatais brasileiras, enquanto dólar se valorizou frente ao real; ações da Petrobras caem 7%

  • Por Jovem Pan
  • 02/01/2023 17h53 - Atualizado em 02/01/2023 19h44
REUTERS/Amanda Perobelli Bolsa de valores Ações de empresas estatais sofreram após anúncio de interrupção das privatizações

No primeiro dia útil de 2023, o Ibovespa operou em baixa, caindo 3,06% durante a segunda-feira, 2, como reação do mercado financeiro ao discurso de posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e as primeiras medidas do novo governo. Durante o dia, a queda chegou aos 3,26%. Com isso, o índice encerrou aos 106.376,02 pontos. A Petrobras foi uma das principais empresas afetadas após a nova gestão retirar a estatal do processo de privatização. As ações da petroleira caíram 6,67%, custando R$ 26,17. O Banco do Brasil também sofreu perdas de 4,23%. No movimento contrário, o dólar ganhou força frente ao real. A moeda norte-americana registrou alta de 1,47%, sendo contada a R$ 5,3642 na venda. O percentual representa a maior valorização diária desde 25 de novembro, quando houve um crescimento de 1,83%. Além disso, também é a cotação mais alta desde 28 de novembro. A resposta do mercado financeiro vem após a determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de revogar decretos assinados na gestão anterior. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Entre as medidas revogadas estão processos para a privatização de oito estatais brasileiras, incluindo o Correios e a Petrobras; o decreto que permitia o garimpo em áreas indígenas e de proteção ambiental; que extinguia e estabelecia diretrizes, regras e limitações para colegiados da administração pública federal, entre outros. Além da Petrobras e dos Correios, outras seis estatais foram retiradas do plano de privatizações, são elas: Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. – Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA); Empresa Brasil de Comunicação (EBC); Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev); Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep); Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro); e Armazéns e os imóveis de domínio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em publicação do DOU nesta segunda-feira, 2, Lula também revogou decretos que facilitavam acesso a armas, suspendendo o registro de novos armamentos para Caçadores, Atiradores e Colecinadores (CACs), restringindo a quantidade de aquisições de armas e munições de uso permitido e proibindo a abertura de novos clubes de tiro.

Investidor e especialista em finanças pela FGV, André Dias acredita que a queda da bolsa, de fato, deve-se às declarações do presidente Lula, principalmente no momento em que ele se referiu ao teto de gastos como uma ‘estupidez’. “Lula deixa claro para o mercado que vai acabar gastando mais do que arrecadar. O mercado acaba enxergando isso como a falência da economia brasileira, caso isso venha a acontecer Mas, Lula ainda ponderou sua fala e declarou que terá um comprometimento com os gastos públicos. De qualquer forma, o mercado enxergou isso de forma muito negativa. Sobre a Petrobras, a queda foi consequência da revogação do processo de privatização. O mercado reagiu mal porque enxerga que o governo vai se intrometer e muito nas políticas da empresa. As declarações de Lula podem impactar no aumento de juros, porque quando você gasta mais do que arrecada, acaba gerando um problema na economia, aumentando a inflação e o juros subir consequentemente. Isso não foi uma notícia nada boa para a economia brasileira, muito menos para a bolsa hoje”, ponderou.

“Uma estreia pouco amigável para os ativos de risco no Brasil. Porém, vale lembrar que o volume negociado foi bastante restrito, dado feriado nos EUA e na Inglaterra. Amanhã teremos uma noção um pouco melhor do quanto o mercado estrangeiro concorda com a precificação de hoje ou não. O Boletim Focus, por sua vez, também não ajudou, continuando a mostrar uma deterioração nas expectativas de inflação para 2023 e 2024 e uma expectativa de Selic 25 bps maior no final de 2023, em relação ao relatório anterior, o que deixa os investidores mais cautelosos. Por fim, a repentina prorrogação da desoneração sobre combustíveis por mais 90 dias pode piorar a percepção sobre o já delicado quadro fiscal do país e deixa mais incerto o que esperar em relação a política de preços e dividendos da Petrobrás – o que tende a promover uma reação negativa dos investidores, sempre aversos à incertezas”, avaliou André Meirelles, Diretor de Alocação e Distribuição na InvestSmart XP.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.