IPCA-15: Preços do grupo transportes sobem 0,44% em fevereiro, mas apresentam desaceleração
Combustíveis foram um dos principais responsáveis por essa variação, apresentando um aumento de 1,88% após uma elevação de 0,67% no mês passado

Em fevereiro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) registrou um aumento de 0,44% nos preços de Transportes, o que resultou em uma contribuição de 0,09 ponto percentual para o índice geral. Essa taxa representa uma desaceleração em comparação ao mês anterior, janeiro, quando a alta foi de 1,01%. As informações foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os combustíveis foram um dos principais responsáveis por essa variação, apresentando um aumento de 1,88% em fevereiro, após uma elevação de 0,67% em janeiro. Esse crescimento é atribuído, em parte, ao ajuste nas alíquotas do ICMS. A gasolina, por exemplo, teve um aumento de 1,71%, enquanto o diesel subiu 2,42%.
O etanol também registrou uma alta significativa de 3,22%, após uma queda de 1,56% na leitura anterior. Outro fator que impactou o índice foi o subitem relacionado ao transporte urbano, que apresentou uma variação de 5,20%. Essa alta é resultado de reajustes implementados em diversas cidades.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Luisa dos Santos
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.