Guedes: ‘As exportações brasileiras estão praticamente inalteradas’

  • Por Jovem Pan
  • 30/04/2020 12h24
Edu Andrade/Estadão ConteúdoPaulo Guedes é o atual ministro da Economia do Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a dizer que a economia brasileira não tem passado por choque externo como era esperado pela equipe durante a pandemia do novo coronavírus. A afirmação foi feita em audiência pública da Comissão Mista do Congresso que acompanha as medidas relacionadas à Covid-19.

“As exportações para Estados Unidos e Argentina caíram mais de 30%, mas as vendas para a China subiram 25% ou 26%. Como a China é mais que a soma de EUA, Argentina e UE, as exportações brasileiras estão praticamente inalteradas. Subiram bem em Agronegócio, caíram um pouco em manufaturados, mas o choque externo não está tendo grandes consequências por enquanto”, disse o ministro.

Guedes celebrou o fato de, por ora, o Brasil estar conseguindo fugir do choque no comércio externo. “Acabamos ficando de fora das cadeias produtivas globais. Isso, que era uma maldição, virou uma benção nesse momento, na hora que há uma desorganização dessa cadeias”, afirmou.

Por isso, Guedes previu que o Produto Interno Bruto brasileiro deve ter uma retração menor do que a prevista neste ano. “Se, antes, prevíamos -6%, sendo 2% externos, agora estimamos que vamos cair só 4%”, revelou o ministro.

*Com informações do Estadão Conteúdo