Presentes para o Dia das Mães têm a maior alta dos últimos quatro anos

De acordo com pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, a inflação da cesta dos produtos mais procurados para a data foi de 4,10% nos últimos 12 meses

  • Por Jovem Pan
  • 08/05/2021 15h15
Saulo Dias/Photopress/Estadão Conteúdo - 06/05/2021Mesmo com a pandemia, presentes para o Dia das Mães registraram alta

Os presentes tradicionalmente mais procurados para para o Dia das Mães registraram a maior alta em quatro anos, de acordo com um levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) com 32 produtos e serviços. De acordo com a pesquisa, a inflação foi de 4,10% nos últimos 12 meses. A maior variação até então havia sido em 2017, quando os preços subiram 4,32%. Os serviços tiveram a maior alta, 4,89%, liderados pelas passagens aéreas, cujos preços aumentaram 26,09%. Restaurantes tiveram incremento de 3,82%, salões de beleza, de 3,21%, e academias, de 2,06%.

“A inflação de custos foi a tônica da elevação de preços da cesta. O setor de aviação, por exemplo, é muito dolarizado, de modo que a escalada do câmbio e o aumento do petróleo no último ano provocou uma elevação”, explicou Matheus Peçanha, pesquisador do FGV IBRE. Ele ainda explicou que o preço dos alimentos teve um impacto muito grande para o reajuste dos restaurantes, a despeito de uma demanda menos aquecida em meio à pandemia. “Já os salões de beleza e academias são setores intensivos em consumo de energia”, acrescenta.

Com a pandemia, atrações culturais mantiveram estabilidade nos preços, uma vez que estão inativas diante das restrições de mobilidade. No caso do setor turístico-hoteleiro, os preços se reduziram, segundo a pesquisa da FGV. Considerando os produtos preferidos como presente para o Dia das Mães, a cesta de 23 itens teve aumento médio de 3,33%, de acordo com o levantamento. As maiores altas foram observadas em eletrodomésticos como máquina de lavar (12,39%), ventilador e circulador de ar (10,5%), computadores e periféricos (9,55%) e TVs (7,52%). Também tiveram altas acima da inflação os segmentos de roupas de cama, mesa e banho (9,17%), bijuterias (7,36%) e bicicletas (7,15%). Por outro lado, os preços de calçados femininos, maquiagem, roupas e livros tiveram redução.

*Com informações do Estadão Conteúdo