Sistema do Tesouro Nacional sofre ataque hacker, diz Ministério da Economia

Em nota, pasta afirma que invasão ocorreu na sexta-feira, 13, mas ‘não gerou danos’; Polícia Federal foi acionada para apurar o caso

  • Por Jovem Pan
  • 15/08/2021 16h58
Washington Costa/Ministério da EconomiaInvasão foi do tipo "ransomware", vírus que impede o acesso ao sistema

O Ministério da Economia informou que a rede interna da Secretaria de Tesouro Nacional foi alvo de um ataque hacker na sexta-feira, 13. Em nota, a pasta afirma que a invasão foi do tipo “ransomware”, vírus que impede o acesso ao sistema. Ainda segundo o comunicado, a Polícia Federal (PF) foi acionada. “Os efeitos da ação criminosa estão sendo avaliados, neste primeiro momento, pelos especialistas em segurança da Secretaria do Tesouro Nacional e da Secretaria de Governo Digital”, diz o texto. Ainda segundo o ministério, a ação “não gerou danos” aos sistemas e as “medidas saneadoras estão sendo tomadas”.

“Foi identificado na noite de sexta-feira (13/8) um ataque de ransomware à rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional. As medidas de contenção foram imediatamente aplicadas e a Polícia Federal, acionada. Os efeitos da ação criminosa estão sendo avaliados, neste primeiro momento, pelos especialistas em segurança da Secretaria do Tesouro Nacional e da Secretaria de Governo Digital. Nesta primeira etapa, avaliou-se que a ação não gerou danos aos sistemas estruturantes da Secretaria do Tesouro Nacional, como o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) e os relacionados à Dívida Pública. As medidas saneadoras estão sendo tomadas. Novas informações sobre o assunto serão divulgadas tempestivamente e com a devida transparência”, diz a íntegra da nota.