EI destrói interior de 5 igrejas no Iraque e retira crucifixos de altares

  • Por Agencia EFE
  • 17/03/2015 14h51

Mossul (Iraque), 17 mar (EFE).- O grupo radical Estado Islâmico (EI) destruiu nesta terça-feira o interior de cinco igrejas históricas no norte do Iraque, retirando os crucifixos dos altares, informou à Agência Efe o sacerdote de Mossul, Bashar Kalia.

Os extremistas derrubaram o monumento religioso de Markurkas, no bairro de Al Arabi, em Mossul, assim como os túmulos situados dentro desse antigo mosteiro. Danificaram imagens da virgem Maria e outras pinturas do local, além de colocarem bandeiras negras da organização terrorista no alto da igreja.

O sacerdote disse também que o mosteiro de Mar Behnam, a 15 quilômetros ao nordeste de Mossul, no qual viviam monges católicos, teve derrubada sua lendária cúpula e crucifixos. Outra igreja no distrito de Tal Afar e mais duas no centro da cidade foram atacadas.

O EI publicou imagens das destruições na internet, justificou sua luta contra o politeísmo e qualificou as igrejas e edifícios religiosos cristãos como “tabu, pecado, infidelidade e ateísmo”.

Os jihadistas conquistaram Mossul, a segunda cidade iraquiana e capital da província setentrional de Ninawa, no dia 10 de junho e declararam um califado em regiões da Síria e do Iraque, onde impuseram uma interpretação radical do islã. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.