Eleitores do RJ renovam mais da metade dos deputados da Alerj
O desejo de renovação política e o fenômeno do “bolsonarismo” são marcas de uma nova composição da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro a partir do ano de 2019.
Apenas 34 deputados de um total de 70 conseguiram se reeleger. Mais de 50% são novatos na Casa.
Além disso, o fenômeno Bolsonaro puxou muitos parlamentares para a Alerj. O PSL, que era nanico, com apenas duas cadeiras, passará a ter 13 deputados, a maior bancada da Casa. Logo atrás vem o Democratas, com seis vagas; o MDB e PSOL terão cinco cadeiras cada um.
O MDB vem muito desgastado no RJ por conta dos escândalos desbaratados por diversas operações da Lava Jato no Estado.
Outro detalhe importante: A Alerj terá maior presença feminina no ano que vem. O número de deputadas subiu de oito para 11, com destaque para três ex-assessoras parlamentares da vereadora assassinada Marielle Franco.
Confira a cobertura completa das Eleições 2018
*Informações do repórter Rodrigo Viga
Assuntos
continue lendo
Notícias
‘Bondades’ anunciadas por Lula em 2026 somam até R$ 178,1 bilhões ao ano
Levantamento da Jovem Pan reúne linhas de crédito, subsídios, renúncias fiscais e projeções de programas futuros anunciados em ano eleitoral; valores não representam apenas gastos do governo
- Trump diz que Groenlândia tem maior reserva de petróleo do mundo e que ela será explorada Estadão Conteúdo · há 1 semana
- Eleições 2026: mais de 33,4 milhões de brasileiros deixaram de votar no 1º turno Jovem Pan · há 2 semanas
- Allyson Bezerra e Cadu Xavier vão para o 2º turno pelo governo do RN Júlia Lara · há 2 semanas
- Otaviano Pivetta é reeleito governador do Mato Grosso Jovem Pan · há 2 semanas