Embaixador do Irã afirma que enriquecimento nuclear ‘nunca vai parar’
O embaixador do Irã na ONU, Amir-Saeid Iravani, reafirmou a posição do país de não interromper o enriquecimento de urânio, alegando que a atividade é destinada à produção de energia pacífica, conforme permitido pelo Tratado de Não Proliferação Nuclear. Em uma entrevista à rede americana CBS, no último domingo, Iravani destacou que o enriquecimento de urânio é um direito inalienável do Irã. No entanto, a comunidade internacional expressa preocupações crescentes devido ao nível de enriquecimento, que se aproxima do necessário para a produção de armas nucleares. Este cenário tem gerado tensões, especialmente após ataques de Israel e dos Estados Unidos a instalações nucleares iranianas.
“O enriquecimento é nosso direito, um direito inalienável, e queremos implementar esse direito”, contou o embaixador à CBS News.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
O governo dos Estados Unidos havia sinalizado a retomada das negociações nucleares com o Irã, que foram interrompidas recentemente. O embaixador Iravani afirmou que o Irã está disposto a negociar, mas rejeita uma rendição incondicional, que, segundo ele, equivaleria a permitir que países estrangeiros influenciem a política interna iraniana. Uma das propostas em discussão é a possibilidade de o Irã transferir o urânio enriquecido para um terceiro país, onde seria armazenado e utilizado para a produção de energia, que posteriormente seria enviada ao Irã.
*Com informações de Fabrizio Neitzke
[jp-related-posts ids=”2005493″]
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Assuntos
continue lendo
Mundo
Na ONU, presidente do Irã chama EUA de terroristas e diz que país não ‘se ajoelhará’
Pezeshkian mostrou à Assembleia Geral da ONU uma foto do líder morto, antes de repetir que Teerã não iniciou o conflito atual, que se espalhou pelo Oriente Médio
- Ex-prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini é candidato ao governo do ES Júlia Lara · há 4 dias
- Estreante, conheça a médica Natasha Slhessarenko que disputa governo de MT e realizou o sonho da mãe Sarah Américo · há 6 dias
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 3 semanas
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 3 semanas