Empresas de estacionamentos são suspeitas de formar cartel

  • Por Jovem Pan
  • 17/09/2014 10h24

As empresas de estacionamentos são suspeitas de formar cartel e estão na mira do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Allpark, Garage Inn, Multipark, Netpark, Rod e Zig Park são investigadas por falsear licitações, combinar valores e dividir contratos e clientes.

A cordenadora de análise anti-truste do Cade, Fernanda Garcia Machado, apontou que a formação de cartel pode gerar multa às empresas de até 20% do faturamento. Ela detalhou ao repórter Anderson Costa as suspeitas que recaem nos estacionamentos.

*Ouça os detalhes no áudio

O Cade obteve gravações e emails que mostram a prática, e 17 acusados de envolvimento nas ações também serão investigados. A coordenadora institucional da Associação ProTeste, Maria Inês Dolci, disse que falta fiscalização, mesmo com os preços livres.

A capital paulista passa por um momento em que as poucas vagas existentes para estacionar nas ruas foram extintas para dar lugar às ciclovias. Falando à Renata Perobelli, o advogado Arthur Rollo, consultor da Jovem Pan, alertou para a questão que acompanha a rotina da cidade.

Se a suspeita de cartel for confirmada, as empresas podem ter que arcar com multa de até 20 por cento do faturamento em 2013. As pessoas físicas envolvidas no esquema podem ter que pagar entre R$ 50 mil e R$ 2 bilhões pela autuação.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.