Enfrentamentos no Afeganistão deixam 60 mortos e 73 feridos

  • Por Agencia EFE
  • 16/12/2014 09h12

Cabul, 16 dez (EFE).- Pelo menos 60 pessoas morreram e 73 ficaram feridas, várias delas civis, em enfrentamentos entre insurgentes e Forças de Segurança em distintas províncias do Afeganistão, informaram nesta terça-feira à Agência Efe fontes oficiais.

Cerca de 60 insurgentes atacaram nesta terça-feira um posto policial no distrito de Pachier Agam, da província de Nangarhar, no leste do país asiático, disse o porta-voz provincial da polícia, Hazrat Hussain Mashriqiwal.

O porta-voz afirmou que o ataque foi repelido após duas horas de combates que deixaram cinco mortos, todos eles insurgentes, e 14 feridos, 11 talibãs -um dos quais foi detido- e três civis membros de uma mesma família -entre eles uma adolescente.

Mashriqiwal assegurou que os civis ficaram feridos após a explosão de munição fornecida pelos atacantes, por isso que ficaram sob custódia policial no hospital provincial ao qual foram transferidos.

Os ataques mais sangrentos se prolongaram desde o domingo até ontem no distrito de Dangam, na província de Kunar, onde cerca de 1,2 mil insurgentes afegãos e paquistaneses lançaram uma ofensiva contra postos de segurança, disse à Agência Efe um porta-voz militar, Numan Hatifi.

As Forças de Segurança afegãs repeliram estes ataques coordenados contra postos de controle nos quais, após dois dias de enfrentamentos, morreram 46 pessoas – 41 insurgentes e cinco militares -, e mais de 50 ficaram feridas, entre elas seis uniformizados.

O Ministério do Interior, em comunicado, informou que pelo menos outros nove insurgentes faleceram, nove ficaram feridos e quatro foram detidos em outras operações das Forças de Segurança afegãs nas últimas horas em zonas de maior insegurança do país.

O Afeganistão atravessa um dos momentos mais complicados desde a invasão dos Estados Unidos e o final do regime talibã há 13 anos, com um aumento nos últimos meses dos ataques insurgentes tanto na capital como em diferentes pontos do Afeganistão.

O aumento dos ataques ocorrem próximo da finalização, em 31 de dezembro, da missão da Otan, a Isaf.

No entanto, os Estados Unidos prevêem manter cerca de 10,8 mil soldados até 2024 e a Aliança Atlântica continuará no país com entre três mil e quatro mil militares com um novo papel de assessoria e equipamento de tropas afegãs, frente aos cerca de 130 mil soldados estrangeiros que havia em 2012. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.