Espanha prepara voo direto regular para o Azerbaijão em 2015

  • Por Agencia EFE
  • 19/11/2014 17h59

Barcelona, 19 nov (EFE).- Os responsáveis pelo setores aeroportuários de Espanha e Azerbaijão preparam a abertura de uma rota de voos regulares que faça a ligação entre suas capitais, Madri e Baku, a partir de 2015, anunciou à Agência Efe o vice-ministro de Turismo do país do Leste Europeu, Nazim Samadov.

Ele, que participa do salão de turismo de negócios Eibtm, em Barcelona, afirmou que essa rota vai representar um grande salto para facilitar o fluxo de turistas e impulsionar os negócios entre os dois países.

O Azerbaijão é o maior país da região do Cáucaso e se caracteriza por sua tradição petrolífera, assim como por ocupar uma área estratégica entre Europa e Ásia, mas é um grande desconhecido para os cidadãos europeus.

Samadov explicou que a constatação de que “os lucros do petróleo não são para sempre” incentivou as autoridades locais a apostar em outros setores econômicos, entre os quais se destacam o turismo, a agricultura e o desenvolvimento das Tecnologias da Informação e das Telecomunicações (TIC).

Quanto ao turismo, o país pôs mãos à obra para sair do anonimato e se transformar em um dos destinos de férias e de negócios favorito para os espanhóis, e querem transferir a imagem de um país moderno e acessível.

“Queremos romper com o estereótipo de que o Azerbaijão é um país caro”, frisou Samadov, que acrescenta que nos últimos anos seu governo investiu “com força” para contar com instalações turísticas e infraestruturas de primeiro nível.

Também houve avanços em matéria de vistos, que são entregues em um prazo de dez dias, com a informatização do sistema: “Há um ano e meio que não é mais preciso sair de casa para obter um”, afirmou.

No entanto, Samadov admite que o principal obstáculo para atrair mais visitantes espanhóis é o desconhecimento do país, por isso destacou a necessidade de fortalecer suas ações comerciais e de marketing.

A maior conquista até o momento no âmbito de projeção do Azerbaijão ao mundo veio, precisamente, por meio de um grupo de espanhóis: “As camisas do Atlético de Madrid são o melhor investimento em publicidade feito na história”, disse Samadov.

O Azerbaijão participou do salão Eibtm, realizado no recinto Gran Via de Fira, em Barcelona, com uma comitiva de 20 empresas do setor turístico, como grupos hoteleiros e operadores de viagens, para buscar parceiros e divulgar suas ofertas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.