Estado Islâmico ameaça França e americanos no Marrocos

  • Por Agencia EFE
  • 16/10/2014 21h54

Rabat, 17 out (EFE).- Um novo vídeo do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) publicado na internet apresenta três seguidores que ameaçam atentar contra a França e contra os americanos no Marrocos.

As ameaças mais duras foram feitas por um jihadista de cerca de trinta anos, que fala em francês e se dirige aos franceses dizendo: “não estarão seguros na França, nem em outros países. Vamos lançar uma chamada a todos os irmãos que vivem na França para matar qualquer civil”.

“Nunca terão certeza; irão lamentar todos os crimes que cometestes”, diz o homem, armado com um fuzil e que se declara admirador de Mohammed Merah, o islamita que em março de 2012 matou três soldados e outras quatro pessoas em uma escola judaica de Toulouse.

No mesmo vídeo, intitulado “Mensagem do Mujahid 3” dois homens apelidados de “Al Magrebi” (o marroquino) tomam a palavra em frente a um cenário de ruínas, em alusão ao Marrocos.

“Digo a nossos irmãos de Manhaj (supostamente um grupo extremista): Mobilizem-se com Abu Mohammed al Adnani (um dos líderes do EI, exerce o papel de porta-voz “oficial”), nos mobilizemos para recolher as cabeças dos demônios, as cabeças dos americanos no Marrocos”.

No entanto, nenhum dos dois faz alusão ao regime político no Marrocos, não profere ameaças contra o rei, nem contra nenhum responsável marroquino, apesar do país já estar com o pulso firme contra qualquer simpatizante do EI ou do jihadismo radical.

O governo marroquino se antecipou aos europeus para reformar seu código penal e incluir punições específicas contra os delitos de jihadismo, mesmo se os autores não tivessem antecedentes ou planos de realizar os atos em solo marroquino. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.