EUA e Cuba negociarão durante seis horas na segunda rodada de diálogos

  • Por Agencia EFE
  • 25/02/2015 18h12

Washington, 25 fev (EFE).- Estados Unidos e Cuba negociarão durante seis horas na segunda rodada de diálogos, que será realizada nesta sexta-feira em Washington, para o restabelecimento das relações diplomáticas entre os países, informou nesta quarta-feira o Departamento de Estado americano.

Como na primeira rodada, realizada em Havana nos dias 21 e 22 de janeiro, a secretária-adjunta para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado, Roberta Jacobson, irá liderar a representação americana, e a delegação cubana voltará a ser chefiada pela diretora-geral para os EUA da chancelaria cubana, Josefina Vidal.

Nesta ocasião, as negociações acontecerão na sede do Departamento de Estado, em Washington, em uma única jornada, que está prevista para começar às 9h (11h em Brasília) e acabar por volta de 15h (17h em Brasília).

“Estas conversas são um passo fundamental para pôr em pratica as novas diretrizes nas relações EUA-Cuba, anunciadas pelo presidente Barack Obama” em dezembro de 2014, destacou o Departamento de Estado em um comunicado.

Segundo o Departamento de Estado antecipou na semana passada, o diálogo será centrado em assuntos relacionados com a reabertura das embaixadas, incluindo as funções dos diplomatas nos respectivos países.

No primeiro encontro em Cuba, as delegações de ambos os países trocaram propostas sobre o retorno das cotas de pessoal diplomático nas embaixadas e o tipo de credenciamento que será feito para o resto do pessoal da missão.

A expectativa é que, uma hora após a conclusão da reunião, ambas as delegações ofereçam entrevistas coletivas, separadamente, para informar sobre os avanços alcançados. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.