EUA lançam ataque aéreo contra grupo jihadista Al Shabab na Somália

  • Por Agencia EFE
  • 30/12/2014 00h48

Washington, 29 dez (EFE).- Os Estados Unidos lançaram nesta segunda-feira (data local) um ataque aéreo contra um dos líderes do grupo jihadista Al Shabab perto de Saakow, no sudoeste da Somália.

O Departamento de Defesa americano agora avalia o desenvolvimento da ofensiva e fornecerá mais detalhes sobre o resultado mais adiante, segundo explicou em breve comunicado.

“Neste momento não temos ciência da existência de vítimas civis e estamos analisando os resultados da operação. Por isso, ofereceremos informações quando tivermos mais detalhes”, afirmou o Pentágono em nota.

O Al Shabab, que em 2012 anunciou a adesão formal à Al Qaeda, luta para instaurar um estado islâmico de orientação wahhabista na Somália. Em março de 2008, o grupo foi incluído na lista de organizações consideradas como terroristas pelo governo americano.

No último sábado, o Exército da Somália capturou o chefe de inteligência do Al Shabab, Zakariye Ismail Hirsi, perto da fronteira com o Quênia.

Hirsi, um dos terroristas mais procurados pelos EUA, teria se entregado voluntariamente às forças somalis, de acordo com fontes ligadas ao governo.

O chefe de inteligência, segundo nome do Al Shabab atrás do atual líder do grupo, Ahmed Omar, foi capturado pelos somalianos três meses depois de o anterior chefe da milícia radical, Ahmed Abdi Godane, ser morto em um ataque aéreo americano. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.